domingo, 22 de março de 2009

Florença

Florença, ou Firenze como lhe chamam os italianos, é considerada o berço do Renascimento. Vestígios dos génios Leonardo DaVinci, MichelAngelo, Dante Alighieri, Giotto, Botticelli estão por toda a parte. É um autêntico museu a céu aberto.

A Basílica di Santa Maria del Fiore marca a imagem da cidade com a sua cúpula de Brunellesschi e o seu campanário de Giotto.

A piazza della Signoria, só nesta praça encontram-se mais obras de arte do que em muitos museus.


Esta é a replica de David, foi aqui neste local da Piazza Della Signoria que em 1504 foi colocado o original criado por Michelangelo, esta escultura retrata a serenidade de David depois de derrotar Golias, em 1873 foi mudado para a Galleria dell'Academia, apenas em 1910 foi colocado a réplica no mesmo local onde estava o original.

Na Galleria dell'Academia pudemos ver o original, mas é proibido tirar fotos e fomos mais revistados do que nos aeroportos, nem a água pudemos levar. É um museu repleto de óleos e esculturas grandiosas mas, o André é que não ficou muito impressionado uma vez que todas as pinturas têm uma conotação demasiado religiosa para alguém tão pouco religioso como nós.

Ainda na Piazza della Signoria, pode-se contemplar a estátua de Perseus com a cabeça decapitada da medusa, esta foi criada por Benvenuto Cellini.

Nesta praça encontram-se obras magníficas.


Na rua da Galeria Uffizi, podemos ver os génios, os mestres, de Florença. Lá está o André todo contente ao pé do seu amigo "Leonardo".

A Ponte Vecchio sobre o rio Arno, é das coisas mais fascinantes que vimos até hoje, com as casinhas penduradas dum lado e doutro. Por dentro tem uma quantidade enorme de ourivesarias e joalharias. Reza a lenda, que antigamente eram casas de pescadores e que quando as pessoas atravessavam a ponte via-se os trabalhadores a cortar e amanhar o peixe. Um dia, o rei passou por lá e disse que aquilo não era coisa bonita de se ver e por isso ordenou que todas aquelas casinhas fossem lojas de ouro.




Não podiamos deixar de provar as famosas pizzas italianas. A acompanhar bebemos um belo vinho da Toscana, numa esplanada à luz das velas....


Que romântica que é a Itália!

Sem comentários: